sexta-feira, 25 de abril de 2014

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE NOTA - -8º ano

TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE NOTA

1 – Encontre e classifique os sujeitos nas orações abaixo, circulando seu núcleo quando aparecer:
a)    Uma transformação radical pode acontecer sem confronto armado. ______________________
b)   Fala-se em revolução científica. _____________________________________________
c)    Deixamos de obedecer às leis da velha ordem. __________________________________
d)   Há numerosos exemplos de transformações radicais na História. _______________________­­­­­__
e)   Técnicas, costumes, tradições ou valores são substituídos por outros. _______________________
f)     Há um artigo na Declaração Universal dos Direitos Humanos. _________________________
g)    Todo homem tem direito a repouso e lazer. __________________________________________
h)   Suas horas de lazer, de ócio, de descanso, de suas férias remuneradas são negligenciadas. _______
i)      Muitos já abrem mão. __________________________________________________________
j)     “E essa ideia tenebrosa – a de que ficar de papo para o ar, lendo gibi ou jogando peteca são atos tenebrosos, passíveis de castigo dos céus – hoje em dia assume a forma de ‘flexibilização das relações de trabalho’”. _____________________

2 – Identifique os adjuntos ADNOMINAIS nas frases abaixo e escreva-os:
a)      Uma transformação radical pode acontecer sem confronto armado.
______________________________________________________________________________________________
b)      O Iluminismo é considerado por muitos historiadores como uma revolução intelectual.
___________________________________________________________________________________________________
c)       Toda sociedade tem regras, convenções e leis criadas pelos seus próprios membros.
___________________________________________________________________________________________________
d)      Podemos transformar e estabelecer um novo tipo de sociedade.
___________________________________________________________________________________________________
e)      Os Iluministas contestaram a autoridade do rei absolutista.
___________________________________________________________________________________________________

3 – Encontre os predicados nas orações abaixo e classifique-os:
a)      O guará é considerado um dos pássaros mais bonitos do mundo. _________________________
b)      Come camarões de água doce, caranguejos, bichinhos de água e caramujos. ________________
c)       O aluno faz perguntas ansioso constantemente. ______________________________________
d)      Dalton Jérson Trevisan nasceu em Curitiba. _________________________________________
e)      O escritor sempre foi misterioso, contrário a fotografias. _______________________________
f)       Há um artigo na Declaração Universal dos Direitos Humanos. __________________________
g)      Gibi e peteca são tenebrosos. ___________________________________________________
h)      Satisfeitos, os trabalhadores devem abrir mão. _______________________________________
i)        E eles continuam empregados. ___________________________________________________

4 – Classifique os verbos destacados das orações abaixo quanto à predicação verbal:
a)      A descoberta da agricultura e a domesticação de animais, na Pré-História, desencadearam a Revolução Neolítica. ___________________________
b)      Os membros de uma sociedade obedecem a regras em comum acordo. ____________________
c)       Segundo os preceitos defendidos pela Revolução Francesa, todos os homens são iguais. _____________
d)      Os ideais revolucionários de liberdade, igualdade e fraternidade nasceram na Revolução Francesa. ________________________________________________________
e)      Os Iluministas ofereceram à sociedade uma nova visão política. _________________________

5 – Classifique os adjuntos ADVERBIAIS destacados, quanto à sua função:
a)    Tem-se falado muito em aquecimento global ultimamente. __________________________
b)   Se o homem tomar cuidado, talvez haja esperança em melhorar a situação. _________________
c)    Não há como tolerar a poluição. _______________________________________________
d)   O efeito do aquecimento global é intenso nos polos. ____________________________________
e)   Para a classificação no concurso, são necessárias 500 palavras no mínimo. __________________
f)     Há um artigo raramente lembrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. ___________
g)    Lê-se tão somente “todo homem tem direito a repouso e lazer”. __________________________
h)   Hoje em dia assume a forma de “flexibilização das relações de trabalho”. ___________________
i)      Devem trabalhar com mais medo. ____________________________________________

6 – Encontre e classifique o predicativo do sujeito ou o predicativo do objeto:
a)    O perigo de todo radicalismo é a intolerância e o fanatismo. ___________________________
b)   A grande maioria dos guilhotinados no período do Terror era gente do povo. ________________
c)    Acusados de não demonstrarem suficiente ardor revolucionário. __________________________
d)   Encontramos a criança recuperada. ______________________________________
e)   Todos chamavam o menino de ingrato. ______________________________________________
f)     O fato deixou a população da cidade angustiada. _____________________________________
g)    Achei a garota bonita com aquela roupa. _____________________________________________

7 – Nas frases a seguir, identifique APOSTOS e os VOCATIVOS:
a)    Pedro, meu melhor amigo, ligou-me hoje para de dizer que irá se mudar. ___________________
b)   Sossega, rapaz, ainda é cedo! _________________________________________________
c)    Vê se toma juízo, garoto! ________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
d)   Carmem, moça rebelde, fugiu do internato. __________________________________________
e)   “Tende piedade, Senhor, de todas as mulheres
Que ninguém mais merece tanto amor e amizade” (Vinícius de Moraes) _____________________________________

8 – Circule os complementos nominais ou os objetos indiretos nas frases, classificando-os:
a)    A professora mantinha um ar de satisfação. _________________________________________
b)   Dirigiu-lhe um olhar de satisfação. __________________________________________________
c)    A boa senhora teve o rosto completamente iluminado por uma onda de alegria. _____________
d)   Satisfeito com seu progresso, saiu confiante pela rua. ______________________________
e)   A professora se satisfez com suas respostas. ________________________________________

9 – Identifique os agentes da passiva nas seguintes orações:
a)    No mercado, as empresas foram consolidadas pelas vendas. __________________________
b)   Pela empresa, os itens eram oferecidos. ____________________________________________
c)    A fábrica será feita pela parceria dos engarrafadores. _________________________________
d)   A joint-venture seria feita pela união de empresas e engarrafadores. ___________________

10 – Passe as orações do exercício anterior para a voz ativa:
a)    ________________________________________________________
b)   _________________________________________________________
c)    ______________________________________________________________
d)   ______________________________________________________________
 
11 – Observe os termos grifados e classifique-os:
a)    Os mercados de fora dos Estado Unidos ajudaram. _____________________
b)   Temos um plano de crescimento sustentável. _____________________
c)    Um dos projetos será o desenvolvimento de uma fábrica de garrafas PET recicladas. ___________
d)   Nosso índice de reciclagem é de 51%. _______________________________
e)   Achei sua resposta grosseira. __________________________
f)     Você está contrariado? ________________________________
g)    Ninguém confia em mim. __________________________________
h)   Gostei muito desse filme. ______________________________________
i)      Encontrei-a bastante animada. _______________________________

12 – Observe a seguinte frase:
“(...) Tais resultados só foram possíveis graças aos países emergentes.(...)”
Indique a função sintática do termo grifado e justifique a sua resposta.
___________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________

13 – Considere a oração:
O prefeito recebeu os manifestantes preocupado.
a)    O termo preocupado funciona como adjunto adverbial de modo ou como predicativo do sujeito? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________
b)   As três orações a seguir apresentam-se na voz passiva. Escolha a que mantém inalterada a informação expressa pela oração acima.
I - Os manifestantes foram recebidos pelo preocupado prefeito.
II - Os manifestantes foram recebidos pelo prefeito preocupado.
III - Os manifestantes foram recebidos pelo prefeito, preocupado.

c)    Na oração que você identificou no item anterior, o termo destacado desempenha qual função sintática?_______________________________________________________________________________

14 – Faça a análise sintática das seguintes orações:
a)    Um cachorro ergue a perninha no poste.
b)   Sentou na cama dolorido.
c)    O velhinho pede ao amigo uma informação urgentemente.
d)   Não tinha nenhuma tromba visível.
e)   Ela soltou um pequeno suspiro, satisfeita.
f)     Sou um homem de natural tímido.
g)    Retirei-me imensamente satisfeito daquela primeira aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário